O anúncio dos campeões do CB. Folia foi feito na sede do jornal, na tarde desta sexta-feira (24/2), com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Correio
Por Naum Giló para o Correio Braziliense

A tarde desta sexta-feira (24/2) foi de premiação do carnaval 2023 de Brasília. O CB. Folia agraciou, seguindo a avaliação da comissão de repórteres do Correio e da chefia do jornal, os melhores blocos de rua, a melhor fantasia e o melhor momento da folia na capital. Na cerimônia conduzida pela jornalista da casa Adriana Bernardes, estavam presentes organizadores, produtores, artistas e profissionais da imprensa para prestigiar o momento, que foi transmitido ao vivo pelas redes sociais oficiais do veículo.
Na categoria melhor bloco de rua, ficou em primeiro lugar, pela terceira vez seguida, o Bloco das Montadas, produzido pelo coletivo Distrito Drag e que lotou o Setor Bancário Sul, no domingo de carnaval. A folia comandada por artistas drag é conhecida pela animação e por trazer para o carnaval o respeito pela diversidade. “O bloco das Montadas veio em um momento em que o carnaval precisava de um território seguro para os LGBTS e para as mulheres”, destacou a drag Mary Gambiarra, integrante do coletivo que promove o bloco.
Foliões comemoram com alegria o título conquistado pela terceira vez seguida
Fotos: Mivervino Júnior/CB/D.A.Press
Prêmio CBF Folia para os melhores do Carnaval 2023 de Brasília. Troféu CB Folia. As Montadas primeiro lugar.
Em segundo lugar, ficou o tradicional Bloco do Pacotão, com sua tradicional irreverência, bom-humor e sátiras políticas. O Bloco do Seu Júlio, que agita a terça-feira nas ruas de Planaltina, ficou em terceiro. Segundo os organizadores, o público foi de mais de 35 mil pessoas, que foram prestigiar o bloco que existe desde 2010.
O melhor bloco, escolhido pelo público, em votação popular no hotsite do Correio, foi o democrático Bloco da Baratinha, que abraça todas as faixas etárias, desde crianças até os mais velhos.
O melhor momento do carnaval, segundo a comissão avaliadora, foi no Setor Comercial Sul, na plataforma Setor Carnavalesco, no Bloco das Divinas Tetas. O grupo de 29 integrantes, entre banda e equipe técnica, já é muito querido pelo público brasiliense, com a mistura de clássicos da MPB com os ritmos carnavalescos e da batucada.
A melhor fantasia ficou para o Quadro de Monalisa, criação genial da foliã Isabela Caputo, que se inspirou no enigmático quadro do pintor italiano renascentista Leonardo Da Vinci.
Para o presidente da Liga dos Blocos Tradicionais de Brasília, Paulo Henrique, a cobertura que o Correio fez do carnaval chancela o que é o tradicional carnaval de rua da cidade. “E a premiação é o reconhecimento do trabalho feito desde a década de 1970. No início éramos apenas oito blocos. Hoje, somos mais de 100”, comemora.