“Nós somos uma família” é tema do Calendrag, com lançamento na CLDF

O Distrito Drag lança a oitava edição do Calendrag no dia 27 de novembro, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), a partir das 19h. A versão de 2025 da publicação tem como tema “Nós somos uma família” e retrata artistas da comunidade LGBTQIA+ com suas famílias, sejam elas biológicas ou não. Uma das convidadas que participa do lançamento é Isabelita dos Patins,  uma das pioneiras da arte drag no Brasil, que estampa a capa do Calendrag. A programação conta com a celebração das personalidades que ilustram as páginas da publicação e performances artísticas com as drag queens Linda Brondi, Dalila, Medu Zaa e Verônica Strass.  

Com direção artística de Christus Nóbrega e direção geral de Victor Baliane, os ensaios têm artistas do Distrito Federal, Goiás, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Além da capa com Isabelita dos Patins, nas páginas do Calendrag estão Ah Teodoro, Avellaskis, Beesha Loka, Day Mahara, Cherry, Gabriela Almeida, Gysella Popovick, Harley Pocstar, Leleko Diaz, Lysa Bombom, Orianna, Soninha Tarja Preta e Suzaninha. As fotos da publicação, que se tornou uma referência cultural no Brasil, foram feitas por Alex Santana, André Gagliardo, Bruno Cavalcante, Bruno Stuckert, Diego Bresani, Diórgenes Pandini, Paulo Araújo Jr. e Vicente de Mello.

O artista plástico Christus Nóbrega conta que sua missão foi mostrar que a diversidade das famílias “não só existe, mas é motivo de orgulho e celebração”. “Ao explorar o tema da família, mostramos que acolher a diversidade é um ato revolucionário e também essencial para a construção de um mundo mais justo”, afirma.

A drag queen Orianna com sua mãe, irmã, prima e sobrinhos para o Calendrag 2025 - Foto de Bruno Cavalcante

A inspiração para o tema da nova edição do Calendrag veio da música “We Are Family”, do grupo Sister Sledge, lançada em 1979, um hino de união e símbolo de resistência para a comunidade LGBTQIA+. A compilação de fotos da publicação foi concebida com a premissa de que laços familiares extrapolam o sentido tradicional e datado de família, já que a compreensão de um núcleo familiar vai muito além de laços biológicos.

 

Acervo e memória LGBTQIA+

A cada ano o coletivo busca inspiração em um tema que permeia a comunidade LGBQIA+,  ligado à arte drag, comportamento e política. A proposta é criar uma ferramenta transformadora para que as pessoas tenham orgulho de colocar em suas paredes. Para Ruth Venceremos, uma das diretoras do Distrito Drag, “a arte drag é plural e integra um pensamento de vanguarda sobre o comportamento do nosso tempo. Queremos mostrar que famílias com diversidade são legítimas, precisam ser reconhecidas e ter seus direitos assegurados”.

Ao longo de oito edições, participaram do Calendrag 120 artistas e 35 profissionais da fotografia, além de dezenas de profissionais de produção. Na lista de artistas que já participaram do projeto estão Silvetty Montilla, Marcia Pantera, Jup do Bairro, Ikaro Kadoshi, Rita von Hunty, Alexia Twister,Hellena Borgys, Salete Campari e Thália Bombinha.

 

SERVIÇO
Lançamento do Calendrag – edição 2025
27 de novembro, às 19h
No auditório da CLDF – Câmara Legislativa do Distrito Federal  (Setor de Indústrias Gráficas)
Entrada gratuita
Classificação etária: livre
Instagram: instagram.com/distritodrag

Deixe uma resposta