Com projeto na área da Comunicação Estratégica o Distrito Drag foi selecionado no edital “Nas Trilhas do Cairo“, promovido pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) que contou com participação de 110 organizações.
Da Redação
O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), criado em 1969, é uma agência para o desenvolvimento populacional da ONU que trata de temas relacionados a saúde sexual, reprodutiva e igualdade de gênero, dentre outros. No mês de novembro, a agência lançou o edital “Nas Trilhas de Cairo” que visa o apoio a organizações da sociedade civil. Do universo de 110 inscrições foram selecionadas 12 propostas de grupos que trabalham com as temáticas: saúde sexual e reprodutiva; população e desenvolvimento; comunicação para a defesa dos direitos humanos; juventude e gênero e raça.
O Distrito Drag (DD) teve a sua proposta aprovada e o objetivo do projeto é fortalecer a sua comunicação estratégica e sua capacidade de comunicação social, assegurando a identidade e imagem positiva como uma instituição que promove e defende os Direitos Humanos de pessoas LGBTI a partir da arte transformista. A proposta prevê a construção e execução de um plano de comunicação, capacitação para comunicação em redes sociais e estratégias para conteúdo digital, dentre outras ações.
Para Tagore Vilela (drag Afrodite Starlight), membro da Diretoria do Distrito Drag, o Coletivo recebeu com alegria esse resultado e é um reconhecimento da atuação do DD que vem protagonizando importantes projeto na capital do país, “estamos colhendo frutos plantados ao longo dos anos”, completa.
Nessa direção Ruth Venceremos, da Diretoria do Coletivo, destaca que “mesmo diante das adversidades deste ano, ter um projeto aprovado por uma agência da ONU é uma importante conquista não apenas para nós artistas drags, mas para o conjunto da comunidade LGBTI+, uma vez que o Distrito Drag tem realizado diversas ações que contribuem na luta contra LGBTfobia e na luta pela promoção da cidadania LGBTI”.
Para o UNFPA o edital vai investir ao todo R$ 672.300 na ampliação das capacidades e usos de ferramentas para melhoria da estrutura organizacional; no desenvolvimento/aprimoramento de competências das organizações contempladas.
Confira as organizações da sociedade civil que foram contempladas no edital:
- Nome da organização: Associação Bebô Xikrin do Bacajá
Local: Senador José Porfírio/PA - Nome da organização: Associação Beneficente Ilê Axé Ojú Onirê
Local: Santo Amaro/BA - Nome da organização: Associação da Juventude Camponesa Nordestina – Terra Livre
Local: Recife/PE - Nome da organização: AzMina
Local: São Paulo/SP - Nome da organização: Centro de Estudos e Memória da Juventude
Local: São Paulo/SP - Nome da organização: Cunhã Coletivo Feminista
Local: João Pessoa/PB - Nome da organização: Distrito Drag
Local: Brasília/DF - Nome da organização: Grupo Curumim Gestação e Parto
Local: Recife/PE - Nome da organização: Instituto Raízes em Movimento
Local: Rio de Janeiro/RJ - Nome da organização: Organização Social Ágatha
Local: Nossa Senhora do Socorro/SE - Nome da organização: Politize! Instituto de Educação Política
Local: Joinville/SC - Nome da organização: Rede Feminista de Saúde
Local: Florianópolis/SC