Foto: Bruno Cavalcanti

 

Ato Cultural marca a entrega de 12 mil reais que foram arrecadados com as vendas do Calendário Drag 2019.  

No último sábado (06), o Distrito Drag, um coletivo de artistas drag queens de Brasília, realizou um Ato Cultural para entrega dos recursos arrecadados com as vendas do Calendário Drag 2019 para as duas beneficiadas: a União Libertária de Travestis e Mulheres Transexuais (Ultra) e a Casa Frida. Foram entregues R$ 12 mil ─ R$ 6 mil para cada uma ─ para auxiliar nos trabalhos que elas desenvolvem no Distrito Federal.

A Ultra é uma organização que pauta sua luta na mobilização social, em parceria com movimentos sociais e sociedade civil em prol da proteção dos direitos de Travestis e Transexuais. Já a Casa Frida é um espaço cultural, localizado em São Sebastião, e atua no amparo e acolhimento de mulheres vítimas de violência.

Além da presença de artistas locais, o ato, que aconteceu no bar La Rubia Café, na 404 Norte, contou com presença de artistas, políticos e representantes das duas entidades agraciadas. 

Para Hellen Frida, coordenadora e fundadora da Casa Frida, “ação do Coletivo de artistas drag queens vai contribuir na reforma do espaço físico, que acolhe mulheres da periferia do Distrito Federal”. 

Já Taya Carneiro, da União Libertaria de Travestis e Transexuais, acredita que “é importante refletir a participação das pessoas trans no meio social, e enxergar travestis e pessoas transexuais no mercado de trabalho e no cotidiano, como parte da sociedade”.

 

 

Afrodite Starlight, uma das fundadoras do Distrito Drag, destaca que “doar 12 mil reais  a essas entidades que tem serviços prestados a comunidade LGBT é um ato político e simbólico que demonstra que a gente pode se organizar e mobilizar a sociedade para apoiar a nossa causa”.

O CalenDrag

O CalenDrag é uma construção colaborativa entre designers, fotógrafos e artistas drag queens do Distrito Federal. O objetivo do projeto é dar visibilidade às artistas transformistas de Brasília. Parte dos recursos arrecadados com a venda do calendário é destinada às entidades que desenvolvem algum tipo de trabalho social. A cada ano, o calendário é realizado com uma temática diferente.

O CalenDrag  2019 homenageou 15 mulheres (cis e trans) que deixaram legados de luta, arte e militância política. Dentre as homenageadas estão Frida, Joana D’arc e a vereadora Marielle Franco, que foi capa da obra.

Para adquirir o calendário e ajudar a causa LGBTI: 

https://www.expressaopopular.com.br/loja/produto/calendrag-2019/